Aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro de 2023 a 20ª edição da Jornada de Educadores da DEdIC (Divisão de Educação Infantil e Complementar) com o tema “Inversão de Olhares: por um coletivo diverso, inclusivo e de respeito”. Os dois dias do evento foi realizado no CDC (Centro de Convenções da Unicamp).

Participaram da abertura do evento à mesa, Professora Simone Rodrigues (Coordenadora Geral da DEdIC), Professor Luiz Carlos (Coordenador Geral do GGBS), Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles (Reitor da UNICAMP), Profa. Dra. Cristiane Megid (Diretora da DEEPU), Edison Lins (Coordenador Executivo da Educorp) e Professora Rosana Ramos (Presidente da XX Jornada de Educadores da DEdIC).

No primeiro dia foram proferidas mesas e palestras que abordaram temas importantes e relevantes para a nossa realidade atual como a promoção de uma educação mais inclusiva através do acolhimento, da escuta e da humanização nas relações e condições de trabalho que contemplem um coletivo diverso, inclusivo e de respeito. E a ressignificação dos saberes através de registros e documentação pedagógica na Educação Infantil e na Educação Não-Formal.

Mesa 1: "TEA: Tecendo possibilidades para uma prática de acolhimento, respeito e inclusão"

Profa. Flávia Fernandes lafigliola

Profa. Vanessa Paula Portioli

Christiane Fabris Peluque

Mediadora a Profa. Débora Evelin

A primeira mesa de palestras, mediada pela Professora Débora Evelin, teve como tema “TEA: Tecendo possibilidades para uma prática de acolhimento, respeito e inclusão”. Contou com participação das palestrantes as professoras Flávia Fernandes Iafigliola (SME – Campinas), Vanessa Paula Portioli (SME – Campinas) e Christiane Fabris Peluque.

Mesa 2: "Registro e documentação pedagógica: caminhos para aprimorar e ressignificar o nosso saber fazer na Educação Formal e Não-Formal"

Benjamin Carneiro Félix

Professora Camila Petrucci dos Santos Rosa

Profa. Dra. Valéria Aroeira Garcia

Mediadora a Profa. Thaís Freitas

A segunda mesa, mediada pela Professora Thaís Freitas, teve como tema “Registro e documentação pedagógica: caminhos para aprimorar e ressignificar o nosso saber fazer na Educação Formal e Não-Formal”. Contou com participação dos palestrantes Benjamin Carneiro Félix, a professora Camila Petrucci dos Santos Rosa (doutoranda  do GEPEC – Unicamp) e a Profa. Dra. Valéria Aroeira Garcia.

Ainda a tarde, houveram dois diálogos entre as participantes da semana. O primeiro abordou o tema “Diversidade: perspectivas e reflexões para lapidar nossos olhares” com participação especial da Profa. Dra. Maria Fernanda Luiz e mediado pela Profa. Danielle Pereira.

Diálogo 1: "Diversidade: perspectivas e reflexões para lapidar nossos olhares"

Profa. Dra. Maria Fernanda Luiz

O segundo diálogo abordou o tema “Cuidando de quem cuida: olhar humanizado e acolhimento emocional na educação” com participação especial da psicóloga Daniele Teodoro (CECOM) e mediado pela Profa. Luciene Peccin.

Diálogo 2: "Cuidando de quem cuida: olhar humanizado e acolhimento emocional na educação"

Psicóloga Daniele Teodoro

No segundo dia houve a exposição de experiências das professoras e os projetos realizados com as crianças da DEdIC.

"Descobrindo o mundo através da experimentação nas ciências"

Profas.  Tatiane Ieks e Ivonete Sousa

"O que tem no corpo? Explorando as minúcias infantis"

Profas. Meigue Alves dos S. Fernandes e Serimar Siqueira

"Relato de Experiência - Turma dos transportes"

Profas. Carla l. Torete, Franciane M. da Costa e Márcia M. Jacobucci

"Uma odisséia no espaço"

Profas. Adriana Fátima Rosell, Isabella Nunes, Márcia Jacobucci e Rosimeire Bernardes

"Uma mostra da apresentação compartilhada com as famílias na creche com a turma da Música"

Profas.  Cristina Aparecida Kovalski, Sandra Mara de O.  Cruz e Simone de Carvalho Duarte

"Brincar Heuristico - Bandejas de experimentação"

Profas. Fernanda Konishi, Milena Guatelli e Marta  Regina Dellai

"O espaço educador - Uma experiência no berçário do Ceci Parcial"

Profas.  Valéria Auxiliadora Ramalheira, Valdineia Cordeiro e Cyntia Aparecida Savano.

"(A)COLHER: Uma intenção educativa e de afeto sob o olhar do educador no berçário."

Profas.  Valdineia B. Cordeiro, Valéria Auxiliadora Ramalheira e Cyntia Savano

"No ateliê a gente pinta? Ateliês de trabalho: uma técnica Freinet."

Profa. Márcia de Oliveira Soares

"Construindo uma educação aberta a diversidade: Experiências e reflexões a partir do diagnóstico de TEA numa turma"

Profas. Ivonete Sousa e Valéria Auxiliadora Ramalheira

"Fut the Girls': O projeto 'Futebol de meninas' no Prodecad"

Profa. Débora Jaqueline F. Fabiani

"Resistência para as práticas de artes e histórias indígenas."

Profa. Zilda de Oliveira Farias

"LIBRAS e inclusão com crianças de 6 à 10 anos"

Profa. Marcela Stamponi

"Cãominhada DEdIC: Patinhas, Passos e Novos Caminhos"

Profas. Adriana B. Ferreira, Lindaura A. da Silva e Adriely Quental

"Caixa Surpresa: Alimentação saudável e músicas tradicionais da infância"

Profa. Franciane Martins da Costa

"A importância da nutrição no ambiente escolar e a Nutrição na DEdIC"

Nutricionistas Raissa da Camara e Mayara Amadi

O evento contou com o apoio do GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais) e da Educorp (Escola de Educação Corporativa).

Confira a notícia sobre a divulgação do evento no site da Unicamp.

Acompanhem as notícias do Evento em @jornadadeeducadoresdedic

Confira abaixo a galeria do evento.