📚No início do mês de julho, foi concluído o projeto-piloto “Apanhador de Desperdício”, um ciclo de quatro oficinas educativas sobre biogás voltadas às professoras da creche da DEdic (Divisão de Educação Infantil e Complementar).
A iniciativa é resultado da parceria entre o Centro Paulista de Estudos em Biogás e Bioprodutos (CP2B) e o CPTEn – Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), por meio do programa interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão “Olhos no futuro”, que transforma a universidade em laboratório vivo e integra ensino, pesquisa e ação.

O projeto nasceu da integração entre os Eixos de Educação dos dois centros e foi idealizado na disciplina de extensão EX027 “Educação e Interdisciplinaridade de Olhos no Futuro”, coordenada pela professora Danúsia Arantes. Estudantes de graduação propuseram construir um biodigestor na escola e pensar, junto às educadoras, formas de traduzir essa tecnologia em uma linguagem acessível para crianças de 2 a 6 anos. A metáfora poética inspirada em Manoel de Barros, o “apanhador de desperdício”, simboliza o propósito de transformar resíduos em valor, conhecimento e consciência.

Para a professora Débora, da pré-escola, o projeto despertou reflexões profundas sobre desperdício e sustentabilidade: “Sempre tive curiosidade sobre o funcionamento de um biodigestor, principalmente ao ver o quanto de alimento é desperdiçado no cotidiano escolar.”
Já Heloísa, do maternal, destacou a potência coletiva do processo: “Trabalhar esses temas na primeira infância é plantar valores que ecoam na sociedade. As crianças também ensinam suas famílias. É uma formação que ultrapassa os muros da escola.”
Além de promover um espaço de escuta e cocriação entre educadores, alunos e pesquisadores, o projeto também trouxe aprendizados fundamentais para os estudantes envolvidos. Marcel, um dos alunos de graduação participantes, destacou o desafio de atuar em uma construção verdadeiramente colaborativa com as professoras da creche e a importância de adaptar a comunicação ao público.
A condução metodológica das oficinas, com rodas de conversa, levantamento de hipóteses e planejamento coletivo, fortaleceu o sentimento de pertencimento entre os envolvidos. A criação conjunta de nomenclaturas, o cuidado com a escuta e o apoio contínuo dos estagiários e pesquisadores ampliaram o alcance da proposta, que já se projeta para o segundo semestre com um plano de ação em desenvolvimento.
Mais do que um projeto sobre compostagem ou biodigestores, o “Apanhador de Desperdício” se revela como um movimento formativo que une gerações e saberes. Ele mostra que, ao conectar universidade e educação infantil, é possível cultivar desde cedo uma consciência crítica, sustentável e profundamente humana. 🌱🔬👥